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Tanto a concepção tradicional de educação quanto a nova, amplamente consolidadas, terão um lugar garantido na educação do futuro. (GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação, 2000)
Sonhamos em realizar aulas diferentes com nossos alunos, no entanto, continua-se com a prática do ensino da Matemática preso ao livro didático, quadro-negro, giz, longas listas de exercícios e alunos torcendo para que a aula de Matemática acabe logo. O quadro-negro não deixa de ser uma tecnologia importante, sobretudo para o professor de Matemática, que o utiliza para interagir com a turma e o conteúdo, seja na demonstração de um teorema, ou mesmo na apresentação das soluções para as várias questões trabalhadas, mas todos haverão de concordar que esse ambiente se mostra extremamente limitado na abordagem de algumas situações Matemáticas.
Espera-se, que o uso do computador no ambiente da escola, transcenda a mera capacitação de professores e alunos para a manipulação dessas ferramentas e procure atingir metas mais consistentes, com visão crítica o suficiente para inovar, criar projetos que percebam o professor como mediador do conhecimento e do aluno, como ser ativo, sujeito do seu próprio conhecimento.
Um sujeito que não tenha acesso a computadores esta em desvantagem em conhecimentos tecnológicos e, conseqüentemente, em Matemática. Essa afirmação merece reconhecimento, sobretudo se levarmos em consideração que a sociedade vive o ápice da informação e do seu desenvolvimento tecnológico e econômico, em que é natural a aquisição de novos hábitos incorporados à forma de viver, de trabalhar, de se organizar e, também, de fazer educação. Um exemplo disso reside no fato de que com a tecnologia referente ao computador ligado à Internet, é possível acessar qualquer biblioteca do nosso planeta, obtendo conhecimentos expressos por palavras, imagens e sons, além de acontecimentos em tempo real.
Por isso a necessidade de se conhecer softwares que possam dar suporte às aulas de Matemática, a exemplo do software “Régua e Compasso” para o estudo da Geometria, a criação de blog educacional para interagir entre o ensino regular presencial e as estratégias do ensino à distância.
Entendemos que a Educação à Distância (EAD) surge como uma modalidade para superar as limitações do ensino presencial, trazendo vantagens na medida em que rompe com limitações espaciais e geográficas, atendendo aos alunos em suas amplas diversidades, reunindo pessoas de locais e com ocupações diferentes, preconizando o respeito ao ritmo pessoal de aprendizagem e desenvolvendo a autodisciplina de estudo.
Neste caso, para a adequada utilização do computador, no ensino de Matemática, realizamos, também, pesquisa que enfocou três aspectos fundamentais: a realidade atual dos laboratórios de informáticas do programa - Projeto Paraná Digital - PRD, instalados em todas as escolas públicas do Paraná; a utilização de softwares livres disponibilizados na Internet e nos laboratórios das escolas como o software “Régua e Compasso” e os aspectos relativos à cultura digital com a criação de blogs educacionais com os professores de matemática do Colégio Estadual Cianorte. A partir das leituras de BURAK 1992; BARBOSA 2004; BIEMBENGUT, M. S. & HEIN, N.(2005) e, entre outros como: LORENZATO (2006); LÉVY (1996); LÉVY (2004); RÜDIGER (2004); SILVA & SANTOS (2006).
"Quando eu estava na escola, o computador era uma coisa muito assustadora. As pessoas falavam em desafiar aquela máquina do mal que estava sempre fazendo contas que não pareciam corretas. E ninguém pensou naquilo como uma ferramenta poderosa." (Bill Gates em palestra na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, em 2004. )
ResponderExcluirEsta frase mostra o poder da ferramenta que temos em mãos.
O que precisamos? Saber usá-la com inteligência e dosagem.
Abs.
Olá Profº Daniel!
ResponderExcluirEmbora o computador seja um instrumento fantástico devido a sua grande capacidade de armazenamento de dados e a facilidade de manipulação dos mesmos ampliados, ainda mais, pelas possibilidades abrangentes da Internet que superam expectativas, seu uso para a Educação vai depender da visão do professor. Não se pode esquecer que este equipamento não foi desenvolvido com fins pedagógicos, e por isso é importante que se lance sobre o mesmo um olhar crítico e se busque, face às teorias e práticas pedagógicas, o bom uso desse recurso.
O computador pode ser um instrumento poderoso e versátil na área educacional. Se usado com inteligência e competência, pode-se tornar um excelente recurso pedagógico à disposição do professor em sala de aula. O mesmo só será uma excelente ferramenta, se houver a consciência de que possibilitará mais rapidamente o acesso ao conhecimento e não, somente, utilizado como uma máquina de escrever, de entretenimento, de armazenagem de dados.
Obrigada por mais esta contribuição!
Abs