REGISTRO DAS AÇÕES PREVISTAS
1- I Encontro Presencial
Oficina_1 - Laboratório de Informática – 4 horas: De 13:30h às 17:30h - Data 23/08/2010
- Promovendo ambientação no Laboratório da escola – conhecendo o PRD e seus recursos;
- Apresentando o software Régua e Compasso aos professores – explorando seus recursos;
- Resolvendo problemas e exercícios de Geometria, utilizando o software Régua e Compasso;
- Conhecendo o Laboratório do Proinfo;
- Orientando a primeira etapa de atividades à distância.
- Explorando e conhecendo blogs educacionais na Web;
- Conhecendo o Blog do Curso;
- Criando um Blog Educacional;
- Disponibilizando o endereço do blog para criação da lista de links no Blog do Curso.
Oficina_2 - Laboratório de Informática – 4 horas: De 13:30h às 17:30h - Data 06/09/2010
- Instrumentalizar o professor para que possa trabalhar com o software Régua e Compasso em aulas de geometria e áreas afins;
- Possibilitar uma reflexão sobre conceitos da geometria através da abordagem dinâmica que o software Régua e Compasso propiciam;
- Discutir as condições de utilização do software em classe, tanto do ponto de vista dos conhecimentos visados como da gestão material do aplicativo;
- Explorando recursos do Blog;
- Emitindo comentários;
- Promovendo a interação nos diversos ambientes criados - do curso e blog dos professores;
- Divulgando o feedback da primeira etapa de atividades à distância;
- Orientando a segunda etapa de atividades à distância.
- Selecionando entre os blogs educacionais visitados na Web pelo menos dois endereços para acesso através de links disponibilizados no Blog Individual;
- Interagindo no Blog do Curso e nos blogs dos colegas;
- Emitindo comentários nos posts nos blogs;
- Criar recursos nos blogs: Videos, Atividade para a sala de aula utilizando o software Régua e Compasso e um editor de texto;
- Disponibilizando o endereço do blog para criação da lista de links no Blog do Curso;
- Inserir recursos disponíveis na Web para enriquecer o blog;
- Resolver os exercícios de Geometria propostos para o curso, através da utilização do software “Régua e Compasso”;
- Criar post com a sugestão de atividades para os alunos usando imagens criadas com o software “Régua e Compasso”.
Oficina_3 - Laboratório de Informática – 4 horas: De 13:30h às 17:30h - Data 13/09/2010
- Explorando recursos do blog;
- Comentando recursos como: E-mail, Chat, Fórum e Listas de Discussões e associando a utilidade estes recursos no ensino presencial;
- Comentando o Blog do Curso;
- Instalando o software “Régua e Compasso” nos PCs dos professores/cursistas;
- Resolver os exercícios de Geometria propostos para o curso, através da utilização do software “Régua e Compasso”.
- Criar post com a sugestão de atividades para os alunos usando imagens criadas com o software “Régua e Compasso”
- Elaborar e produzir textos com enfoque hipertextual (com a incorporação de diferentes mídias);
- Divulgando o feedback da segunda etapa de atividades à distância;
- Orientando a terceira etapa de atividades à distância.
- Concluindo todas as atividades pendentes dos encontros anteriores.
- Disponibilizando o endereço do blog criado a todos os colegas para que divulguem a lista de links nos seus blogs.
- Inserir recursos disponíveis na Web para enriquecer o blog.
- Elaborar e produzir textos com enfoque hipertextual (com a incorporação de diferentes mídias);
- Tarefa acadêmica: proposição de um texto didático (texto escrito e/ou para web, com janelas de aprofundamento, links, imagens fixas e audiovisuais).
Oficina_4 - Laboratório de Informática – 4 horas: De 13:30h às 17:30h - Data 04/10/2010
- Explorando recursos do blog
- Divulgando o feedback da terceira etapa de atividades à distância
- Orientando a quarta etapa de atividades à distância.
- Planejando a Produção de Material Didático – Produção na Etapa à Distância
- Postagem no blog no material produzido para a Sala De Aula.
- Inserir Comentários sobre a Produção Didática no blog dos colegas.
- Concluindo todas as atividades pendentes dos encontros anteriores.
- Produção de Objeto de Aprendizagem utilizando os recursos vistos no curso para Produção de Material Didático com recursos midiáticos para a sala de aula.
- Aplicação do questionário – etapa de pesquisa do artigo PDE – 2009/2010
- Avaliação do Curso (Enquete online).
FIM