Eu já tenho um blog e você?
Uma das atividades à distância deste curso é a criação de um “Blog” pelo professor/cursista. Com esta atividade queremos despertar nos educadores as potencialidades que esta ferramenta pode trazer para a sala de aula, principalmente, quando consideramos a idéia de que blogs permitem a qualquer pessoa tornar-se um autor e publicar na Internet. Ao se ter um blog amplia-se as possibilidades de uso deste recurso para a sala de aula, pois se trata de um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto publicado) pode ser comentado. Comparando-se com um fórum, a discussão, no blog, fica mais centrada nos tópicos sugeridos por quem gerencia a página e, nele, é visualmente mais fácil ir incluindo novos temas de discussão com freqüência para serem comentados. Conheça pelo menos sete motivos para um professor ter um blog. Acesse o link do blog dos colegas do curso e veja o que eles pensam sobre esta nova possibilidade. Vamos criar estratégias que possam ser usadas com nossos alunos. Pense numa atividade prática pedagógica que envolva alunos e blog. Reflita sobre o impacto dos blogs sobre a aprendizagem e a comunicação no ensino presencial. Faça seu comentário sobre o último parágrafo deste texto, deixando sua contribuição neste espaço. Se eu o convenci, crie o seu blog! |